quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Atenção TERCEIRÃO!!!! PRÉ-PROJETO FEIRA DOS ESTADOS!!!!!!!
LEMBREM-SE QUE A ENTREGA É DIA 30/09!!!!!!!!!!!!!!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Mas o que é um Neutrino????
ATENÇÃO TERCEIRÃO!!!!!!!!
Estudo dirigido através de uma resenha para ser entregue manuscrito dia 29/09/11!!!!
T+
Estudo dirigido através de uma resenha para ser entregue manuscrito dia 29/09/11!!!!
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Cientistas: é cedo para confirmar partícula mais veloz que a luz
O coordenador do experimento Opera, o italiano Gualtiero Pisent, admitiu nesta sexta-feira a existência de "medições intrigantes" nos testes realizados para conhecer a velocidade que os neutrinos, um tipo de partícula subatômica, podem alcançar.
Pisent abriu na sede do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) um seminário para apresentar os resultados do Opera, um experimento que observa um feixe de neutrino enviado do Cern, em Genebra, ao laboratório de Gran Sasso, na Itália, que se encontra a 730 km de distância um do outro.
O seminário foi rodeado de grande expectativa depois que circularam informações de que os responsáveis do Opera tinham constatado a existência de neutrinos que viajaram a uma velocidade de 20 nanossegundos superior à velocidade da luz.
O Cern pediu cautela e ressaltou que são necessárias novas pesquisas e medições independentes para corroborar ou descartar esta possibilidade, cuja confirmação jogaria por terra um dos fundamentos básicos da Física.
"Considerando as possíveis consequências do resultado, são necessárias medições independentes antes de refutá-lo ou estabelecê-lo de maneira firme", assinalou em comunicado o laboratório de física mais importante do mundo.
O Cern ressaltou que a possibilidade da velocidade do neutrino ser mais rápida que a da luz "não concorda com as leis da natureza", consideradas atualmente como certas, mas reconheceu que a ciência avança "derrubando os paradigmas estabelecidos".
Esta é a razão, acrescentou o Cern em sua nota, pela qual se realizaram muitas pesquisas de prováveis "desvios" da Teoria da Relatividade de Einstein, que justamente se sustenta em que a da luz é a máxima velocidade cósmica.
"As fortes limitações que surgem destas observações fazem com que seja improvável interpretar as medidas do (experimento) Opera como uma modificação da teoria de Einstein", destacou o Cern, que insistiu na necessidade de "buscar novas medidas".
"Após vários meses de estudos e de cruzar informações, não encontramos nenhum efeito instrumental que pudesse explicar o resultado da medida descoberta", disse o porta-voz do Opera, Antonio Ereditato, citado no comunicado.
O diretor da pesquisa do Cern, Sergio Bertolucci, reconheceu que se a descoberta for confirmada "mudaria nossa perspectiva da Física, mas precisamos estar seguros de que não há outras explicações mais mundanas".
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias
O detector de partículas Opera, do CERN: ali foi descoberto neutrino que ultrapassou a velocidade da luz
O seminário foi rodeado de grande expectativa depois que circularam informações de que os responsáveis do Opera tinham constatado a existência de neutrinos que viajaram a uma velocidade de 20 nanossegundos superior à velocidade da luz.
O Cern pediu cautela e ressaltou que são necessárias novas pesquisas e medições independentes para corroborar ou descartar esta possibilidade, cuja confirmação jogaria por terra um dos fundamentos básicos da Física.
"Considerando as possíveis consequências do resultado, são necessárias medições independentes antes de refutá-lo ou estabelecê-lo de maneira firme", assinalou em comunicado o laboratório de física mais importante do mundo.
O Cern ressaltou que a possibilidade da velocidade do neutrino ser mais rápida que a da luz "não concorda com as leis da natureza", consideradas atualmente como certas, mas reconheceu que a ciência avança "derrubando os paradigmas estabelecidos".
Esta é a razão, acrescentou o Cern em sua nota, pela qual se realizaram muitas pesquisas de prováveis "desvios" da Teoria da Relatividade de Einstein, que justamente se sustenta em que a da luz é a máxima velocidade cósmica.
"As fortes limitações que surgem destas observações fazem com que seja improvável interpretar as medidas do (experimento) Opera como uma modificação da teoria de Einstein", destacou o Cern, que insistiu na necessidade de "buscar novas medidas".
"Após vários meses de estudos e de cruzar informações, não encontramos nenhum efeito instrumental que pudesse explicar o resultado da medida descoberta", disse o porta-voz do Opera, Antonio Ereditato, citado no comunicado.
O diretor da pesquisa do Cern, Sergio Bertolucci, reconheceu que se a descoberta for confirmada "mudaria nossa perspectiva da Física, mas precisamos estar seguros de que não há outras explicações mais mundanas".
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias
Plan. Quinzenal - 26/09 a 10/10 - TERCEIRÃO
APOSTILA 3
- Conteúdo:
- Frente 3: Ondas estacionárias, cordas e tubos e Efeito Doppler
- Frente 1: Dinâmica impulsiva
- Objetivos:
Revisão e fixação de conteúdo
- Metodologia e Desenvolvimento:
Aula expositiva/lousa digital e discussões.
Resoluções de exercícios de vestibular
- Avaliação (data e conteúdo):
Participação e realização das atividades propostas.
- Tarefas :
Plan. Quinzenal - 26/09 a 10/10 - 9º Ano EFII - Vespertino
No dia 22/09 não houve aula, devido as fotos da formatura.
- Conteúdo:
- Acústica
- Luzes...Ação
- Objetivos:
Introdução dos conceitos de ondulatória. Finalizar acústica e introduzir ondas eletromagnéticas
- Metodologia e Desenvolvimento:
Aula expositiva/lousa digital/discussão.
- Avaliação (data e conteúdo):
Participação e realização das atividades propostas.
- Tarefas :
Atividades da apostila páginas 82-84, 87-89.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Satélite norte-americano cairá na Terra nesta sexta, prevê Nasa
Agência espacial dos EUA ainda não sabe onde equipamento irá cair.
Satélite pesa 5.675 quilos e tem o tamanho de um ônibus.
A Nasa prevê para esta sexta-feira (23) a queda na Terra de um satélite retirado de funcionamento em 2005 que tem o tamanho de um ônibus. A agência espacial americana informa que o risco para as pessoas é “pequeno”.
Embora ainda não possa precisar o lugar do impacto, a Nasa descartou que o satélite artificial vá cair sobre a América do Norte.
“O reingresso deverá acontecer durante a tarde no leste dos Estados Unidos”, indicou um comunicado da agência. “O satélite não estará em trajetória sobre a América do Norte nesse período”, acrescentou.
Segundo a Nasa, “ainda é muito cedo para prever a hora e o local de reingresso”.
A probabilidade de algum dos restos do Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) atingir uma pessoa é de uma em 3.200, segundo a Nasa.
O aparelho pesa 5.675 quilos e tem o tamanho de um ônibus.
A previsão inicial era que o satélite cairia no final de setembro ou no início de outubro, mas sua queda foi antecipada pelo forte aumento da atividade solar na semana passada.
Os cientistas da Nasa calculam que o satélite se despedaçará ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes peças sobreviverão às altas temperaturas do reingresso e cairão sobre a superfície da Terra.
Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/09/satelite-americano-caira-na-terra-nesta-sexta-preve-nasa.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
O toque celular que os mais velhos não conseguem ouvir
Frequências entre 18KHz e 20KHz só podem ser ouvidas pelos jovens. Entenda melhor essa história
Nós somos capazes de detectar ou não algumas frequências sonoras de acordo com a nossa idade.
Quanto mais velho você for, menor é a freqüência que consegue ouvir.
Existe, inclusive, uma freqüência específica que a maioria das pessoas com mais de 25 anos não consegue captar. É um apito chatinho, incômodo.
Algumas lojas usam como “espanta-adolescente”, uma espécie de aborrecenticida.
Alguns adolescentes até estão usando esta frequência como ringtone. Dessa forma, eles podem atender o celular durante a aula ou sem que os pais percebam.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
POR QUE AZUL?????

Por que a água do mar é azul?
A cor do mar é azul porque, quando a luz do Sol bate na água, parte de seus raios é absorvida e parte é refletida de volta para o céu. Na reflexão, as cores vão desaparecendo, uma de cada vez, a começar pelo vermelho. O azul é a última cor a sumir. Por isso, os raios azulados são mais refletidos do que os das demais cores, deixando o mar com aspecto azul.
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E o que é o azul?
Você está preparado para uma resposta do tipo:
'O azul é uma criação de seu cérebro'???
Ou assim:
'O azul é um tipo de onda eletromagnética emitida pelo Sol com comprimento entre 4.200 e 5.500 angströns, captável pela antena natural que os seres humanos têm na cabeça'???
'O azul é uma criação de seu cérebro'???
Ou assim:
'O azul é um tipo de onda eletromagnética emitida pelo Sol com comprimento entre 4.200 e 5.500 angströns, captável pela antena natural que os seres humanos têm na cabeça'???
No centro de tudo, o Sol
O azul é uma cor e cor tem a ver com luz solar. Assim como as demais cores do arco-íris, o azul nada mais é do que um componente da luz do Sol. E a luz do Sol que vemos todos os dias – a luz do dia – é a parte (pequena) das radiações eletromagnéticas emitidas pelo Sol que pode ser captada por essa grande antena que é o olho humano. O Sol emite vários tipos de radiação e o que as diferencia é seu comprimento de onda. A parte das radiações que podemos ver tem comprimento de onda entre 4.000 angströns (violeta) a 7.500 angströns (vermelho), e cada cor corresponde a uma faixa de comprimento de onda. Nossos olhos não captam as radiações infravermelha e ultravioleta, que são registradas por outros tipos de antena. Os raios X são um tipo de onda eletromagnética ultravioleta; as ondas de rádio estão entre as infravermelhas. Elas podem ser captadas por outra antena humana, a orelha. Quem descobriu e demonstrou que a luz branca do Sol é a soma de todas as cores foi o físico Isaac Newton, em 1666, o mesmo que formulou a Lei da Gravitação Universal.
O azul é uma cor e cor tem a ver com luz solar. Assim como as demais cores do arco-íris, o azul nada mais é do que um componente da luz do Sol. E a luz do Sol que vemos todos os dias – a luz do dia – é a parte (pequena) das radiações eletromagnéticas emitidas pelo Sol que pode ser captada por essa grande antena que é o olho humano. O Sol emite vários tipos de radiação e o que as diferencia é seu comprimento de onda. A parte das radiações que podemos ver tem comprimento de onda entre 4.000 angströns (violeta) a 7.500 angströns (vermelho), e cada cor corresponde a uma faixa de comprimento de onda. Nossos olhos não captam as radiações infravermelha e ultravioleta, que são registradas por outros tipos de antena. Os raios X são um tipo de onda eletromagnética ultravioleta; as ondas de rádio estão entre as infravermelhas. Elas podem ser captadas por outra antena humana, a orelha. Quem descobriu e demonstrou que a luz branca do Sol é a soma de todas as cores foi o físico Isaac Newton, em 1666, o mesmo que formulou a Lei da Gravitação Universal.
O azul está em nossa cabeça
Se você e seu cão estiverem diante da mesma paisagem – uma praia em dia ensolarado, por exemplo –, saiba que só você verá o azul do céu e do mar. O cão verá apenas tons de cinza. A retina humana é dotada de 130 milhões de células capazes de captar as diferentes frequências de onda refletidas pela água do mar e pela atmosfera e enviá-las ao cérebro. Nossos neurônios processam essa informação e a traduzem como mar azul e céu azul, com todas as possíveis nuances de azul existentes no mar e no céu. A retina do cão já não é dotada de tanta sensibilidade para distinguir esses diferentes comprimentos de onda e seu cérebro também não tem tantos registros para o azul.
O azul que chega ao olho. Só podemos ver objetos quando a luz incide sobre eles. Na verdade, o que vemos é o reflexo da luz sobre o objeto. Esse reflexo é que nos dá a informação sobre seu tamanho, forma e cor. Num ambiente onde não há luz, não vemos nada. Um objeto que reflete toda a luz/cores é visto como branco. Um objeto que não reflete a luz absorve todas as cores e é visto como preto.
O azul que chega ao olho. Só podemos ver objetos quando a luz incide sobre eles. Na verdade, o que vemos é o reflexo da luz sobre o objeto. Esse reflexo é que nos dá a informação sobre seu tamanho, forma e cor. Num ambiente onde não há luz, não vemos nada. Um objeto que reflete toda a luz/cores é visto como branco. Um objeto que não reflete a luz absorve todas as cores e é visto como preto.
Plan. Quinzenal - 13/09 a 26/09 - 9º TERCEIRÃO
- Conteúdo:
- Fundamentos e Fenômenos Ondulatórios
- Acústica
- Objetivos:
Revisão e fixação de conteúdo
- Metodologia e Desenvolvimento:
Aula expositiva/lousa digital e discussões.
Resoluções de exercícios de vestibular
- Avaliação (data e conteúdo):
Participação e realização das atividades propostas.
- Tarefas :
Plan. Quinzenal - 13/09 a 26/09 - 9º Ano EFII - Vespertino
- Conteúdo:
- Na onda da Física: Ondas e Acústica
- Objetivos:
Introdução dos conceitos de ondulatória.
- Metodologia e Desenvolvimento:
Aula expositiva/lousa digital/discussão.
- Avaliação (data e conteúdo):
Participação e realização das atividades propostas.
- Tarefas :
Atividades da apostila páginas 75,76, 77, 80, 83-84.
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